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 , 25 de Novembro de 2017
   Revista - H&C - Household & Cosméticos Vol. XIII - nº 74 - Jul/Ago - 2012 

Sazonal Household - Pré Lavagem


PRODUTOS COMPLEMENTARES
INVADEM LAVANDERIAS
Por Estela Mendonça

A dobradinha detergente e alvejante já não basta nas lavanderias dos lares brasileiros. Para deixar a roupa limpa, as consumidoras têm disponíveis vários produtos pré-lavagem que estão passando a perna nas tradicionais poções mágicas para acabar com todo tipo de mancha


Com a redução do IPI na linha branca, as lavadoras de roupas estão presentes em cerca de 50% dos lares brasileiros, o que vem modificando os hábitos de lavar a roupa. Este cenário beneficia não somente a categoria de detergentes para roupas (em pó e líquidos), que cresceu 18,7% nos últimos cinco anos, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), mas também os produtos complementares para lavagem de roupa, especialmente os alvejantes seguros. “Estima-se que o mercado de alvejante seguro já movimente cerca de US$ 200 milhões de dólares ao ano. Esse segmento praticamente duplicou nos últimos cinco anos. O consumo cresceu cerca de 40% entre 2009 e 2010, o que possibilitou o crescimento de 14% em unidades e 17,6% em valor da categoria de alvejante como um todo em 2011, consolidando-se como um segmento importante para o tratamento de roupas”, analisa Roberto Soares, gerente de marketing da Ingleza.

A Ingleza acaba de ampliar o alcance da marca apostando no segmento de tratamento de roupas, com o lançamento da linha Ingleza Facilita, composta por produtos para tirar manchas, com ação bactericida, além da caneta Tira Manchas Express. “Os produtos são inovadores, tanto pelo poder de higienização das peças, com eliminação de até 99,9% dos germes e bactérias, quanto pela embalagem ergonômica, que facilita o trabalho no momento da lavagem, e pela exclusiva versão em caneta, que pode ser usada em qualquer ocasião ou ambiente”, destaca Soares.

ENZIMAS INTELIGENTES

O executivo explica o diferencial da linha Facilita é a presença do O2 Max, que garante eficiência, praticidade e roupas higienizadas ao final do processo. A formulação foi elaborada com enzimas inteligentes, que tornam o produto eficiente na remoção de mais de 20 tipos de manchas provenientes de proteínas, amidos ou mesmo óleos, incluindo manchas como vinho, café, refrigerante, achocolatado, suco, molho de tomate, catchup, mostarda, maquiagem, graxa, sangue, azeite, entre outros.

“Desenvolvemos inúmeros testes em laboratório para garantir a eficácia do produto contra as bactérias, incluindo Cândida e Salmonela. Queremos que o cliente tenha segurança na utilização do produto, principalmente através da informação. Por isso tivemos atenção especial para destacar tudo no rótulo, reforçando os atributos e eficiência da fórmula, assim como os cuidados necessários na aplicação”, explica Cristiane Araújo, gerente de P&D da Ingleza.

Já a Caneta Tira Manchas Ingleza Facilita foi desenvolvida internamente pela equipe do P&D e fabricada por fornecedor exclusivo. É uma solução rápida para situações inesperadas, podendo amenizar a aparência de manchas e respingos em momentos adversos. “Funciona como uma pré-lavagem, amenizando a situação desagradável da mancha inesperada. Criamos este conceito portátil para que o produto esteja sempre à mão, na bolsa, na mesa do escritório ou em casa, com facilidade e praticidade na utilização, evitando o constrangimento em situações em que não seja possível voltar em casa e trocar de roupa”, completa Cristiane.

Soares lembra que os auxiliares de lavagem de roupa, como os tiramanchas, por exemplo, tiveram um crescimento de mais de 80% nos últimos cinco anos, segundo levantamento do Euromonitor: “A tendência é que os alvejantes seguros substituam cada vez mais os clorados na preferência das consumidoras, que estão com o perfil cada vez mais exigente em relação à saúde e ao bem-estar de sua família, além de conservar por mais tempo as roupas”.

O executivo aposta que o consumidor buscará cada vez mais produtos auxiliares na limpeza e remoção de manchas, cuja formulação seja eficiente e sem trabalho. “Os alvejantes seguros serão uma excelente alternativa para o consumidor, uma vez que devido à competitividade entre os grandes fabricantes de detergente lava roupas, o repasse de custos por novas formulações será inevitável, tornando a diferença entre um bom lava roupas e os alvejantes seguros muito baixa”.

PIONEIRA EM PRÉ-LAVAGEM

A Orval Química pode ser considerada a vovó do segmento de pré-lavagem. Líder em tira-ferrugem com a marca Semorin, atua na categoria há mais de 50 anos.

“Muitas novas marcas entraram nesse segmento nos últimos anos, esperando uma grande migração de pessoas para esse mercado. Contudo, mesmo com acirramento da concorrência, nosso crescimento permaneceu estável, o que faz supor aumento de pessoas no segmento”, analisa o diretor comercial Mauricio Benatti. A linha Semorin conta ainda com alvejante sem cloro, alvejante e tira-manchas em pó, Semorin Oxy Power e o pré-lavagem tradicional.

Apesar de considerar um segmento em expansão, Benatti acredita na desistência de muitas marcas: “A tendência é de especialização cada vez maior dos produtos e a diminuição do numero de marcas, já que houve um boom de entrantes que não deve se sustentar no longo prazo”.

VANISH NA FRENTE

De acordo com pesquisa da Nielsen referente período de janeiro a abril de 2012 sobre a categoria de tira-manchas/alvejantes seguros, a marca Vanish, da Reckitt Benckiser, é líder com 76,9%. Só no segmento de tira-manchas pré-lavagem, que representa apenas 5% do mercado, Vanish lidera com 38% de participação. Os produtos especialmente desenvolvidos para o segmento de pré-lavagem de roupas de Vanish são: Vanish Resolv, Vanish Resolv White, Vanish Pré-Tratamento e Vanish Tira-Manchas Rápido, sendo que o produto Resolv é o principal desse segmento, no qual não há investimentos em mídia.

A marca Vantage, da Bombril, também oferece uma linha para a remoção das manchas, com itens de pré-lavagem, tira-manchas líquido e em pó, alvejante sem cloro e tira-ferrugem. O mais recente lançamento é o Vantage Power, com formulação de alta alcalinidade, indicado tanto pré-lavagemde roupas como para limpezas pesadas de superfícies laváveis. Os produtos da linha têm em sua composição uma combinação de ingredientes ativos e tensoativos, que são responsáveis pela limpeza e remoção de manchas. “A tecnologia do Poderoso O2, um agente de limpeza que libera oxigênio ativo, reage com as moléculas da sujeira e removendo manchas como café, chá e vinho tinto. Além disso, existem ingredientes, como enzimas e compostos branqueadores, que proporcionam uma maior remoção de manchas e brancura nos tecidos”, destaca Rafael Souza, gerente de grupo de marcas.

CONSUMIDORA JOVEM

O perfil das consumidoras desses produtos, segundo Souza, é de mulheres entre 25 a 35 anos, jovens e dinâmicas, das classes AB e as da nova classe C, que trabalham fora, porém cuidam das roupas da família. “Essas mulheres buscam praticidade e novidades, pois não querem perder tempo esfregando as manchas e usando muitos produtos. Estão abertas a experimentar inovações e querem preservar a roupa por mais tempo. São modernas e ativas, gostam de sair e não abrem mão dos cuidados pessoais”.

Para Souza, o mercado de produtos de pré-lavagem vem crescendo e a melhoria de renda das classes emergentes contribui para isso. A consumidora passa a ter maior interesse em produtos que tenham praticidade, eficiência e que tenha uma boa relação custo-benefício. Para se sair bem nesse mercado, Souza lembra que eficiência é fundamental: “Os produtos devem entregar para as consumidoras a promessa de remoção das manchas e sujeiras com rapidez e facilidade, sem danificar os tecidos. É importante ter uma linha completa que atenda as necessidades no dia a dia e estar antenado com novidades”, alerta.

A Amway oferece dois produtos para a pré-lavagem de roupas: o SA8 Alvejante para Tecidos Coloridos, com oxigênio ativo e fórmula concentrada, e o SA8 Pré-lavagem Tira Manchas em Spray para Tecidos, o único do mercado nessa apresentação, tornando a aplicação rápida e fácil. Viviane Lagnado, coordenadora de marcas, explica que os produtos contam com a patente Bioquest Fórmula, que contém ingredientes derivados de fontes naturais, como coco, cítricos e minerais, além de ser uma formulação biodegradável, dermatologicamente testada, concentrada e de alta performance.

No mercado de vendas diretas, a Amway é uma das únicas que vende produtos de limpeza em geral. Na empresa, os produtos de limpeza são divididos em três linhas diferentes: superfícies, louças e roupas. Esses produtos representam 42% das vendas totais da empresa. “Como nossos produtos são vendidos por meio da venda direta, os consumidores são, na grande maioria, donas de casa, em menor escala, e empresas, escritórios, rede de hotéis, condomínios e lavanderias”, conta, Viviane.

A Útil, que entrou no mercado no segundo semestre de 2011, com o lançamento do alvejante sem cloro Toque de Carinho, apostou na briga de preço para conquistar a consumidora. “Para nós, que conseguimos colocar no mercado o produto com o preço nas gôndolas com uma faixa de 30% menor que as marcas nacionais, estamos gerando um bom volume de experimentação, sendo que após a primeira utilização a recompra acaba acontecendo”, revela Luiz Divério, gerente comercial.

OPÇÃO VERDE

O Bastão Tira Manchas foi o item que marcou o nascimento de uma nova empresa de produtos de limpeza, a Limpeza Verde. O produto logo caiu na graça dos consumidores pela praticidade e o apelo ecológico. Com formulação natural feita a partir de partículas orgânicas de plantas nacionais, como óleo de babaçu, citrus de frutas e etanol, sua aplicação é rápida e prática: basta molhar com água o local manchado e aplicar o bastão de forma circular de cinco a dez vezes. E depois, esfregar a região suja e aguardar de cinco a dez minutos para a ação do produto. Após esse período de espera, é só enxaguar.

O diretor da Limpeza Verde, Nilton Nakabayashi, conta que o sucesso do bastão tira-manchas foi tão grande que a empresa resolveu expandir seu portfólio com uma linha completa de limpadores. “O diferencial é que se trata de um produto orgânico e ecológico e que não contém química na formulção”. Inovar sempre, educar as pessoas e orientá-las para que se preocupem com as questões ambientais e demonstrar a eficiência dos produtos e como agem é a receita de sucesso de Nakabayashi.

 
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