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 , 18 de Novembro de 2018
   Revista - H&C - Household & Cosméticos Vol. X - nº 57 - Set/Out - 2009 


Sazonal Cosméticos

Mercado de esmaltes começa
a viver um novo bom


Assim como a maquiagem e os acessórios, os esmaltes ganharam as passarelas e estão definitivamente integrados ao universo fashion



Brasileiras gostam de tratar da pele, adoram cuidar dos cabelos, não saem de casa sem batom e, segundo pesquisa mundial realizada pela Avon com 23 mil mulheres em 22 países, 39% das mulheres daqui destacaram a ida à manicure como um “mimo”. A média global é de 15%. E tudo indica que o cuidado com a aparência das mãos só aumentou. De acordo com a Nielsen, as vendas de esmaltes acumuladas de janeiro a junho deste ano cresceram 14% em relação ao mesmo período de 2008, movimentando cerca de 84 milhões de unidades e R$ 158 milhões. Resultado muito superior aos 4,17% em volume e 7,24% em valor na comparação de 2007 com 2008. Boa parte da responsabilidade por essa expansão se deve aos investimentos que as maiores empresas que atuam na categoria têm realizado em novas coleções atreladas ao mundo fashion, além de campanhas milionárias.    A Risqué, líder de mercado, apostou na beleza e na identificação da atriz Mariana Ximenes com as consumidoras da marca para estrelar a campanha da edição especial  “7 Vermelhos Capitais”, com sete esmaltes em diferentes tons de vermelho. De acordo com a empresa, Risqué é a primeira marca de esmaltes a veicular campanhas na TV brasileira.

Cores ousadas
- A empresa acompanha o comportamento das mulheres do mundo todo e há algum tempo verifica que o esmalte vem sendo usado como um acessório de moda. Considerando essa evolução, iniciou um trabalho mais ousado em cores, que vem agradando as consumidoras mais antenadas. “A consumidora brasileira ousa tanto quanto, ou mais, que as do exterior. Além disso,  ela tem um hábito muito forte de cuidar dos pés e das mãos, fazendo as unhas freqüentemente” explica Mel Girão, diretora da unidade de Beleza e Higiene Pessoal da Hypermarcas. “O esmalte é essencial para compor o look da mulher e, por isso, sua cor precisa estar sempre de acordo com as tendências da moda”. Há cinco anos a marca desenvolve suas coleções de outono/inverno e primavera/verão em parceria com o estilista Reinaldo Lourenço. ”Reinaldo é um profissional conceituado, criativo e ousado, que traduz a visão de moda em esmaltes que agradam as consumidoras brasileiras”. Na 27ª edição da Fahion Week, não foi diferente. As modelos desfilaram a coleção Risqué Arábica, totalmente inspirada no universo do café. A coleção, que está chegando ao mercado, é a 11ª criada pela empresa em parceria com o estilista e segue a tendência de moda para a próxima temporada de inspiração na natureza. Com base nisso, a aposta é que os hits da estação serão os tons de marrons, beges e rosas, lembrando uma natureza rústica; e verdes, olivas e alaranjados, remetendo à vivacidade da vegetação. Das cores mais neutras às mais ousadas, há sempre aquelas que se tornam sucesso de vendas durante a estação em que são comercializadas, mas há certas cores de esmaltes que são eternos hits, como o esmalte Risqué Renda. Essa cor lidera a preferência das consumidoras e manicures. “Ele é esmalte mais amado do Brasil”.

Unhas de Ivete - Já a Colorama, da L’Oréal, escalou a cantora Ivete Sangalo para representar a marca e estampar peças nos pontos-de-venda e anúncios nas principais revistas do país.  Mas aposta maior é nos lançamentos. “Em média, lançamos quatro coleções por ano, pois esse é um mercado que está cada vez mais demandando novas cores”, explica Érica Pagano, diretora de marketing da Colorama. A empresa também investe em tecnologia para se diferenciar, com o lançamento de produtos como, por exemplo, o Preparador da Cor, que prolonga a cor e o brilho do esmalte, e o Intensificador de Cor, para brilho intenso e secagem rápida. Outro lançamento com base em nova tecnologia é a linha de esmaltes Única Camada. A proposta é que com apenas uma camada de esmalte é possível atingir a cobertura perfeita. Isso só é possível por meio de uma fórmula de alta performance, que entrega uma cobertura impecável e livre de manchas. “Com esse produto, a manicure consegue fazer o dobro de unhas no mesmo tempo, ou seja, uma economia de tempo tanto para a consumidora quanto para a profissional. É uma grande inovação tecnológica para o mercado”, afirma Érica.
A executiva também cita como exemplo de novas tecnologias a linha Nutribase, que traz soluções específicas para cada tipo de problema da unha, como fortalecimento, crescimento e nivelamento, e a linha Nutriverniz, uma gama de esmaltes nutritivos de alto brilho, que deixa as unhas mais fortes e ainda traz cores marcantes. “Trabalhamos com cores e novas tecnologias e levamos esses pilares para toda nossa comunicação e relacionamento com as manicures, que desempenham um papel importante ao indicar o que há de novo para a consumidora”, explica. Entre as cores preferidas pelas brasileiras, Érica destaca os brancos, pinks e vermelhos. “Vemos também que a brasileira esta ousando e testando mais cores, por exemplo, a febre do azul marinho”. Para o verão 2010, a tendência são as cores laranja, pink, coral e roxo, todas em tons alegres e vibrantes. A Impala, marca que pertence à Mundial e que ocupa a terceira posição no acirrado mercado de esmaltes, investe em pesquisas para conquistar a consumidora para lançar de seis a oito coleções por ano. Victor Munhoz, coordenador de divisão, conta que constantemente a empresa realiza painéis com consumidoras, que apontam como anda o comportamento da  brasileira em relação ao uso  de esmaltes. “Com isso, conseguimos perceber e antecipar, por exemplo, a migração da preferência do uso de tons cremosos para tons perolados ou a mudança de hábitos, como o aumento da ousadia da mulher se permitindo mais em maquiar suas unhas com cores vivas e intensas, fugindo dos básicos marrons e vinhos no inverno ou branquinhos no verão. Hoje, tornou-se comum encontrarmos mulheres com tonalidades arroxeadas, pink ou levemente acinzentadas”. Foi com base nas pesquisas que a empresa obteve um sucesso nunca antes registrado em seus lançamentos, que ultrapassou, em menos de vinte dias, as previsões de vendas projetadas para dois meses: a linha Gloss. “Todo esse sucesso deve-se ao diferencial das partículas de alumínio, matéria-prima inédita no Brasil. Produzidos a partir de uma tecnologia diferenciada, que utiliza partículas refletoras, proporcionando o efeito gloss. As cores são diferenciadas e nenhuma outra empresa consegue reproduzir os tons da linha, já que a Impala tem exclusividade no uso das partículas”, desafia. Para o verão Munhoz acredita que haverá uma forte inclinação para as tonalidades mais quentes, com cores que exaltam os tons corais, passando pelos alaranjados mesclados com suaves toques rosados. “Porém, o alto verão torna-se refrescante, com a influência das águas, com tonalidades levemente azuladas e esverdeadas, suavizando os mornos ares da estação”, prevê.

Mãos sempre jovens - Para a consumidora brasileira, já não basta maquiar as unhas, ela também quer manter as mãos jovens pelo maior tempo possível e vem aderindo ao hábito de usar cremes anti-idade e com proteção contra os raios solares. Afinal, em relação à idade, as mãos são impiedosamente reveladoras. Atendendo essa demanda, o mercado não para de evoluir. A Nivea, por exemplo, reformulou o Nivea Hand Creme Antiidade Q10 Plus, que agora conta com alta concentração de coenzima Q10, o dobro quando comparada à versão anterior. A mudança potencializa a regeneração celular de forma ainda mais eficaz, melhorando a aparência e firmeza da pele. O produto contém também co-enzima R, que atua na reestruturação e fortalecimento das camadas superficiais da pele e favorece o armazenamento de umidade e lipídios. Isso reduz a descamação e aumenta a sua elasticidade. Também possui filtros UVA e UVB. Com proposta semelhante, o novo Neutrogena Fórmula Hidratante Anti-Idade para as Mãos com FPS, além de hidratar, promove ação antienvelhecimento com a presença da tecnologia Helioplex, que fornece ampla proteção contra os raios UVA e UVB, principais causadores de manchas e envelhecimento precoce.  A fórmula também contém glicerina, ingrediente umectante; cera de abelha, que favorece a formação de um filme protetor da pele por oclusão; sílica, que evita deixar as mãos oleosas, e a Prolina, aminoácido que faz parte da composição do extrato córneo e que favorece a umectação da pele. A Mahogany Cosméticos também inovou e criou uma nova categoria de produto, o Sabonete Líquido Brando – I Love My Hands, desenvolvido para lavar louças e talheres, tratando das mãos ao mesmo tempo. Ao contrário dos detergentes convencionais, o produto é rico em agentes condicionantes, nutre e proporciona suavidade às mãos durante e após a realização das tarefas.  O produto também é indicado para higienizar as mãos antes do manuseio de alimentos. Disponível em três versões e aromas - Neroli, Flor de Lótus e Chá Branco e embalagem de 1 litro.As principais oportunidades nos negócios voltados para as mãos, sem dúvida, estão na crescente disposição da mulher em proteger e tratar diariamente das mãos, na ousadia para usar cores até bem pouco tempo inusitadas para esmaltes e na relação cada vez mais explícita com o universo da moda.


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