Anastacio
 
 , 31 de Outubro de 2014
   Revista - H&C - Household & Cosméticos Vol. X - nº 54 - Mar/Abr - 2009 


Sazonal Cosméticos

Vejo cores em você
Mudar a cor dos cabelos é cada vez mais comum, seja para cobrir os fios brancos ou para dar um upgrade na aparência. E o mercado comprova a tese: a participação de coloração obteve um aumento médio de 26,92% de 2003 a 2007




Tingir o cabelo apenas para se livrar dos fios brancos e manter a cor natural? Não, nada disso. Já faz algum tempo que a coloração mudou drasticamente sua função. Ou melhor, deixou de ter somente esta finalidade. Mais do que nunca, as colorações estão sendo usadas para mudar o visual e deixar as mulheres mais bonitas, felizes e com auto-estima mais elevada. Hoje as gôndolas apresentam uma imensa variedade de produtos que, desenvolvidos com tecnologia de ponta, poupam os fios das agressões da química. E vão mais além. Transformam as mulheres em louras, morenas ou ruivas quase que num passe de mágica e ainda proporcionam fios mais brilhantes.
Os números mostram um crescimento constante deste mercado. De acordo com a Abihpec, de 2003 a 2007 a participação de colorações no mercado teve um aumento médio de 26,92%. Mas, segundo dados da Nielsen, de 2007 a 2008 houve uma queda de 1,5%. De qualquer forma, as empresas continuam com seus investimentos em tinturas para cabelos e ainda trazem celebridades para ilustrar as embalagens e inspirar o segmento feminino. Para a alegria das mulheres, os diversos lançamentos chegam com nuances mais sofisticadas e inovadoras e fórmulas diferenciadas.



Novidades em tons e fórmulas
- Com diversas marcas de coloração em seu portfólio, a L´Oréal Paris está em constante investimento neste mercado. A coloração Casting Creme Gloss, por exemplo, possui uma nova tecnologia sem amônia, que promete cor radiante, cuidado dos fios e cobertura de até 70% dos cabelos brancos. A linha traz ao mercado a nova coleção Chocolate Glossy, disponível nas tonalidades Chocolate, Chocolate Noite, Marrom Praliné e Cacau, que dão reflexos dourados ao cabelos.
Para quem quer ficar ruiva, a Imédia Excellence, também da L´Oréal, traz boas notícias: o lançamento da coleção Vermelho Luxo, a primeira da marca em tons ruivos. Segundo o fabricante, sua tecnologia exclusiva garante tripla proteção. O produto traz um serum protetor para o tratamento pré-coloração; o creme colorante protege os fios durante a coloração e, para usar depois de tingir, o tratamento ceramida-proteína, que prolonga a proteção até a aplicação seguinte. Além disso, marca oferece dois aplicadores: o tradicional e outro em formato de pente, desenvolvido especialmente pelos Laboratórios L’Oréal Paris para proporcionar uma coloração mais fácil e precisa, garantindo uma melhor cobertura dos fios brancos e cor uniforme. Estrelada pela atriz Alinne Morais, a coleção é composta pelas tonalidades Vermelho Aveludado, Vermelho Cashmere e Vermelho Acetinado.
Também da L´Oréal, a coloração Garnier Nutrisse tem novidades para as louras com os recém-lançados tons Louro Letícia, Cevada e Cristal. Denominada Louros Fascinantes, a coleção traz a atriz Letícia Spiller na embalagem. “A cada ano as colorações estão mais cosméticas e agredindo menos a fibra capilar. No caso de Nutrisse, a grande inovação é uma cápsula de óleo nutritivo de fruta, que a consumidora mistura à coloração para garantir cor e nutrição ao mesmo tempo”, explica Andrea Alonso, gerente de grupo de coloração Garnier. Segundo ela, as fórmulas atuais tratam dos cabelos, ao contrário do que acontecia no passado em que usar tintura era sinônimo de estragar os fios.

A P&G Beauty, outra companhia que investe em produtos com tecnologia de ponta, aposta na nova coleção da Koleston, a marca mais importante da Wella, empresa adquirida pela P&G. Apresentada durante o São Paulo Fashion Week numa parceria com a marca de roupas Iódice, a coleção New Blonde é composta pelos tons Louro Escuro, Louro Médio e Louro Claro, voltados para a temporada outono/inverno. As novas nuances neutralizam o louro muito claro do verão, o chamado beach blond e combinam mais com a pele da mulher brasileira. Segundo o consultor de Koleston, o cabeleireiro Wanderley Nunes, de acordo com estatísticas, 80% das brasileiras têm pele oliva e o ideal para diminuir o contraste entre pele e cabelo é investir em tons mais sóbrios. A marca tem ainda outra novidade. A alta tecnologia denominada CC05 possibilitou o desenvolvimento de um sistema de coloração à prova d´água, que garante proteger os cabelos do desbotamento, que acontece principalmente no verão devido às freqüentes lavagens. E para manter a cor e o brilho dos fios, entra em cena o tratamento Gloss Intenso com extrato de amêndoas. Utilizado uma vez por semana, o produto promete selar as cutículas do cabelo, formando uma capa protetora contra o efeito da água e evitando o desbotamento de qualquer tonalidade. Sua embalagem já traz as marcações da quantidade ideal do produto, para ser utilizado por seis semanas. Atualmente, Koleston conta com 39 nuances.
Foto Koleston a prova d´água
Foto gloss intenso koleston
Wellaton, outra coloração da P&G, está diferente. O produto possui o Ultra Color, distribuído em três sachês de 10 ml cada, que garante a cor por seis semanas. Em forma de shampoo a coloração promete mudar a cor dos cabelos em apenas 30 minutos. Ao todo, são 26 nuances, que dão cobertura aos cabelos brancos e um visual diferente.  “As mulheres de Wellaton são jovens em fase de ‘conquista’ e gostam de experimentar, por isso, gostam de coisas práticas. Wellaton se encaixa perfeitamente no dia-a-dia delas”, explica Juliana Azevedo, diretora de Marketing da P&G Beauty, companhia que conta com mais de 100 marcas em quase 130 países, e alcançou vendas de US$ 28 bilhões no ano fiscal 2007/2008.

Formulado sem amônia, o tonalizante Soft Color tem a durabilidade de 24 a 28 lavagens. Aplicado como uma máscara, o produto age como um condicionador e promete nutrir os cabelos, tratando e revitalizando os fios. O condicionador com sistema multitratamento é enriquecido com ingredientes naturais como cera de abelha, mel e camomila. São 22 tonalidades, do preto aos loiros, passando pelos castanhos e pela linha de Vermelhos Especiais, todas elas com extrato de romã na sua composição. Desenvolvido nos laboratórios da Wella na Alemanha, o pigmento pr5 é a tecnologia feita para manter a cor por mais tempo.
Color Perfect Pure Naturals é outra coloração da Wella/P&G, que promete naturalidade, brilho e cobertura dos fios brancos. A nova fórmula oferece mais suavidade e brilho das cores e o produto está ainda com uma nova fragrância. Para o novo Color Perfect a Wella está com a campanha “3 x mais do que você espera” que promove os 3 principais pontos para uma cor desejável:  cobertura dos fios brancos, cor natural que simula a cor real do cabelo e cor policromática, que garante pequenas diferenças de tom e torna o efeito mais sofisticado. Pure Naturals traz tonalidades de naturais cinza, naturais intensos, naturais dourados, naturais marrons, preto profundo e os louros radiantes.
“Hoje o grande diferencial das nossas marcas é o sistema de tratamento que revitaliza o brilho do cabelo e mantém a cor por mais tempo. Tudo isso faz parte do kit de coloração dos produtos Wella”, explica Thiago Icassati, Gerente de Marketing de Coloração e Hair Care da Procter & Gamble. Segundo ele, ao contrário do que acontecia no passado, as mulheres, atualmente, recorrem ao uso de coloração cada vez mais cedo. “O cabelo é um elemento fundamental, reflete a personalidade e influencia a auto-estima. Realçar a aparência, acompanhar tendências, elevar a auto-estima, todos estes itens são motivos para a mulher usar coloração”.

Especialmente para as louras
- A alemã Schwarzkopf Professional traz ao Brasil uma linha de coloração desenvolvida especialmente para mulheres que gostam da sedução dos cabelos louros. Com itens para coloração, tratamento e finalização, a linha BlondMe possibilita que a mulher brasileira escolha a tonalidade de louro que mais combina com ela. É possível conseguir mais de 40 tons de louros diferentes, entre louros neutro, frio e quente. Os produtos podem ser utilizados em salões especializados ou em casa. Na linha profissional há descolorante Premium, sistema clareador & tonalizante, aditivos de cor, loção ativadora oxidante especial; a linha de tratamento e finalização conta com produtos para manutenção como shampoo refletor de luminosidade e condicionador nutritivo de luminosidade para as tonalidades Louro Frio e Louro Quente; shampoo refletor de luminosidade e spray condicionador nutritivo de luminosidade para Louro Neutro. Além disso, há ainda máscara de brilho hidratante e spray de brilho, indicados para todos os tipos de louros.
 Foto Schwarzkopf 1, 2, 3 ok

Mais hidratação
- Há 40 anos no mercado, a marca Biocolor, da Niasi, relança sua linha de coloração em creme com uma nova fórmula e um novo nome: Biocolor Performance Absoluta. Compõem o kit quatro sachês de hidratação e concentrado de óleo de flores e frutas, para serem usados durante o mês e prolongar o brilho dos cabelos. Com uma variedade de 29 cores entre tons de preto, castanho, louro, acaju, vermelho e marrom, o produto pode ser encontrado em versão kit completo ou individual. Outra mudança ocorreu na embalagem, que agora traz um layout com um espaço para a consumidora anotar a cor e a data da última coloração utilizada, para um melhor controle da consumidora. A tabela de resultados foi ampliada para facilitar a visualização do resultado desejado. “Estar com os cabelos bem cuidados e tratados eleva a auto-estima e a confiança de qualquer mulher. E a cor dos cabelos é essencial nisso”, afirma Daniella Brilha, gerente de produto da Niasi.“Foi por isso que desenvolvemos um conceito de coloração e tratamento que vai prolongar a cor e a luz dos cabelos por mais tempo e consequentemente prolongar essa sensação positiva que a consumidora sente.” A linha Biocolor conta com descolorantes para pêlos e cabelos, oxigenadas, coloração em gel e a coloração em creme Biocolor Performance Absoluta.

Outra novidade da marca é o FluidGel Biocolor, uma coloração em gel que promete facilitar a aplicação e diminuir a sujeira no momento de tingir os cabelos. Segundo o fabricante, a coloração não danifica os cabelos devido à presença da proteína natural e ceramida na fórmula, que condicionam, aumentam a umidade dos fios, protegem a estrutura da fibra capilar e ajudam a manter a cor. A tintura mostra vantagem principalmente para quem tem cabelos mais ondulados, volumosos ou crespos e também não escorre como as antigas colorações líquidas. Está disponível em 27 nuances, nas versões kit completo e individual. “A coloração FluidGel é um destaque no mercado. Um produto que conseguiu unir o melhor da tradicional coloração líquida, como a facilidade de espalhar, com o maior benefício da coloração creme, a praticidade e não escorrer”, afirma Daniella

A coloração creme da Niely Cosméticos, Cor&Ton, está  com nova formulação, que inclui ativos de tratamento como a queratina, responsável pelo fortalecimento dos fios, o gérmen de trigo, para hidratar e nutrir, e o silicone, que promete cabelos mais brilhantes e sedosos.  A tintura permite clarear, escurecer, realçar a cor natural dos fios, revelar reflexos ou cobrir os cabelos brancos, com uma maior fixação da cor. Tem ainda um novo item, o sachê pré-coloração, um tratamento extra que proporciona maior fixação da cor, além do que já existia, o sachê de tratamento fixa cor, um complemento para depois de tingir os cabelos. Tendo como garota propaganda a cantora Claudia Leitte, a linha de tintura está disponível em mais de 30 tonalidades divididas entre tons naturais, acinzentados, vermelhos, acobreados, marrons, dourados e super clareadores. Os itens contam com uma textura cremosa, facilitando a distribuição nos fios e absorção dos pigmentos. Segundo o presidente da empresa, Daniel de Jesus, em dezembro de 2008 as vendas de Cor&Ton tiveram um crescimento superior a 30% em relação ao mesmo período de 2007.
A empresa nacional Embelleze tem em seu portfólio três marcas de coloração. Utilizando tecnologia iônica, pantenol, oligoelementos e sistema lumino-restaurador, Maxton é uma coloração permanente em creme.
Outra marca, Natucor, vem com um sachê que nutre, trata e dá vida aos fios 15 dias após a coloração e ainda proporciona um aroma de folhas verdes. A garota-propaganda é a atriz Regiane Alves. 
A coloração Fleury é enriquecida com queratina e proteína de seda e promete força, brilho, maciez, cobertura dos fios brancos e cores vivas por tempo prolongado.
Com cerca de 40 tonalidades, a linha Marie Louise conta com a presença da queratina em sua formulação, que nutre os fios, ao mesmo tempo em que colore, e ainda o silício, que promete ajudar na regeneração do fio, além de prevenir contra ardência e irritação.


Naturais e vegetais
- Conhecida como uma alternativa à tradicional coloração, a Henna em pó da Surya Brasil, empresa especializada em cosméticos naturais e orgânicos à base de plantas e ervas da Amazônia e da Índia, é 100% natural e vegetal, não contém chumbo, amônia ou água oxigenada. O produto age por deposição e é uma coloração semipermanente, ou seja, sai conforme os cabelos vão sendo lavados. Está disponível em 8 nuances além das versões preto e incolor, usadas para tratamento dos fios e do couro cabeludo. Fácil de utilizar, basta adicionar água e aplicar. Além da henna em pó, a Surya tem em seu portfólio a coloração semipermanente Surya Henna Creme, com nova fórmula. Mais cremoso, o item ganhou novos ingredientes naturais, reduzindo a quantidade de ingredientes sintéticos, resultando numa fórmula muito mais suave. Em vez de óleo mineral, a formulação passa a conter glicerina vegetal e óleo de babaçu. As fragrâncias sintéticas foram substituídas por aromas naturais de óleos essenciais de Rosa, Ylang Ylang, Jasmim e Sândalo. Com as mudanças na formulação, o produto oferece mais condicionamento, fechando as cutículas dos fios de cabelo, fixando melhor os pigmentos e promovendo mais brilho. Possui ainda o certificado Vegan - organização internacional sem fins lucrativos que combate qualquer ação de agressividade à fauna -, uma vez que sua composição não conta com qualquer ingrediente de origem animal. O produto não contém água oxigenada, amônia, metais pesados, resorcinol ou parabenos e promete cobrir cabelos brancos e grisalhos na primeira aplicação. A linha é formada por 15 cores. A henna é a principal planta utilizada, pois é dela que se retira o corante. Também possui grande afinidade com o fio e atua como um selante das partes danificadas do cabelo, deixando-os mais uniformes, com força e brilho. Outras plantas presentes na formulação são o Shikakai e a Terminalia Belerica, que possuem propriedades de tratamento.

 A empresa também disponibiliza no mercado a Surya Brasil Professional, que conta com colorações semipermanentes em pó e em creme, shampoo, condicionador, máscara e leave-in hidratantes para uso no salão, além de uma linha de tratamento capilar natural para manutenção da beleza e do brilho dos cabelos em casa. Os produtos também são livres de chumbo, amônia ou água oxigenada e possuem extratos orgânicos certificados e fragrâncias naturais. As fórmulas são enriquecidas com cupuaçu, guaraná, aquiléia, malva, avelã e açaí. “É nova atitude na direção do consumo consciente. Os produtos naturais passam a ser procurados por pessoas preocupadas com o bem-estar, saúde em equilíbrio e respeito ao meio ambiente”, explica Clélia Angelon, presidente da Surya Brasil. Outro diferencial dessa linha é a coloração Creative Colour, pigmentos puros nas cores primárias amarelo, azul e vermelho, que permite que o profissional crie tonalidades exclusivas. A linha Surya Brasil Professional cobre cabelos brancos e grisalhos e está disponível em 12 cores diferentes.
Foto Surya Professional
Foto Creative Colour

Investimento à vista - De olho neste mercado em crescimento, a Avon anunciou sua entrada no segmento de coloração. O produto, que fará parte da linha Advance Techniques, chegará ao mercado ainda no primeiro semestre de 2009. E, para divulgar mais este item, a empresa firmou uma parceria com a atriz Ana Paula Arósio. “A entrada da Avon no segmento de coloração atrairá novas consumidoras e aumentará as oportunidades de lucro para as mais de um milhão de revendedoras autônomas Avon em todo o Brasil”, destaca Ricardo Patrocínio, diretor de Marketing Cosméticos da Avon no Brasil.
Foto Ana Paula Arósio – Avon ok

Tecnologia nas matérias primas - Sempre presente nas colorações, a tecnologia cada vez mais ajuda a minimizar os danos da química no cabelo, fazendo até mesmo o papel inverso, proporcionando mais beleza aos fios. E a matéria-prima tem papel fundamental nestas inovações tecnológicas.
Distribuidora da Momentive para o mercado cosmético, a Arinos traz o Silicone Silsoft A843, que contém um copolímero de alto peso molecular e uma estrutura amínica na cadeia sendo solúvel em água, permitindo que o pigmento da tintura espalhe melhor. O item também contribui na fixação da tintura no cabelo, aumento do brilho e proteção contra danos do processo de oxidação agressiva na fibra capilar. Distribuidora também da Croda, a empresa conta com um item para a base do creme colorante: o Crodafos CES, um emulsionante e condicionante à base de fosfato que permite a liberação simultânea de água e óleo, proporcionando uma ação mais rápida e reduzindo a irritação e os danos à cutícula. Ainda na linha Croda há o Incromectant AME 75, acetamida MEA, um umectante capaz de reter a umidade dos cabelos. “Nossa linha de produtos contempla os itens Textron com os óleos vegetais que são muito utilizados também, pois proporcionam lubrificação dos cabelos. Temos disponível o Evoil Amêndoas, Evoil Jojoba, óleo de macadâmia, óleo de abacate e óleo de girassol”, afirma Vanio Nunes Oleiro, diretor de vendas da Arinos Química. “Silsoft A 843 proporciona penteabilidade, brilho, acabamento, diminui os danos do ressecamento e aumenta o tempo de vida útil da tintura no cabelo. O Crodafos CES promove menos danos aos cabelos, facilita a aplicação, proporciona melhor enxágue, penetração mais rápida, menor tempo de processamento, aumento do brilho e potencial de irritação reduzido. O Incromectant AMEA-75 proporciona uma alta hidratação”, explica. Para o executivo, as inovações estão de acordo com o que as consumidoras procuram numa tintura: boa fixação, principalmente em cores mais claras; cabelos mais brilhantes após a aplicação e cor mais intensa.

Uma das recentes novidades no segmento é a nanotecnologia, que permite disponibilizar no mercado produtos multifuncionais com excelente performance. “O NanoSal Color Guard é um blend de ativos encapsulados em delivery system que protege o cabelo tingido da oxidação e do desaparecimento da cor, mantendo o brilho e a tonalidade por um maior período. Entre os benefícios, prolonga a proteção do cabelo tingido contra o desaparecimento da cor e a ação dos raios UV e mantém o brilho e o tom dos fios”, afirma Wilma Carrato, Coordenadora de Química Fina da M.Cassab Group. “Os ingredientes ativos contidos nesse encapsulado aderem ao fio, promovendo uma proteção adicional. É indicado para produtos de finalização, leave-in, shampoos e condicionadores”. Em relação à proteção do fio, Wilma comenta que a creatina é uma inovação que traz ao fio proteção e reparação, resultando em aumento de resistência.  Já o responsável pela maciez é o Poliquatérnio 22, um polímero formador de filme, que possui grande estabilidade em ampla faixa de pH e promove hidratação, condicionamento e facilita a penteabilidade.  Segundo ela, no mercado já são encontrados polímeros condicionantes de origem vegetal que conferem uma sensação muito agradável nos fios depois de secos.

Com todos estes benefícios que as colorações oferecem, já é de se esperar que o consumo se expanda cada vez mais. De acordo com o Caderno de Tendências 2008/2009 da Abihpec, de 1997 a 2004 o mercado de coloração apresentou crescimento significativo em todas as regiões e segmentos de consumidoras.
E, também segundo a Abihpec, hoje o Brasil é o segundo maior consumidor de produtos de Higiene e Beleza do mundo, ficando atrás somente do Japão.  Os dados não poderia ser mais otimistas.
Consumo de tintura????



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